Painel de “Medida Provisória” da CCXP Worlds debate meritocracia em distopia do Brasil

Um painel que trouxe bastantes surpresas e empolgação nesse primeiro dia de CCXP Worlds foi o que apresentou o filme nacional Medida Provisória, uma ficção científica distópica que tem direção de Lázaro Ramos, no painel estava ele juntamente com Taís Araújo e Seu Jorge falando sobre esse projeto peculiar.

A trama da produção lida com um futuro onde o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar suas origens.

O painel contou com exibição de cenas inéditas do longa-metragem, além de debaterem a importância dele e dos temas debatidos nessa produção ambiciosa para o cinema e repleta de afrocentrismo.

 “Estamos falando de um Brasil daqui a três ou quatro presidentes, projetando a presença da gente (do povo negro) em lugares de expressão. Vamos ver a diáspora em setores mais diversos”, comentou Seu Jorge.

Além disso ele destaca o contexto do trio de personagens na narrativa, que decide fugir de estereótipos para os personagens negros:

“Ele (Lázaro Ramos) queria tirar esse estereótipo. Meu personagem é um jornalista, tem pretensões positivas, compreende outras coisas”.

“Foi uma experiência transformadora. Poder contar essa história, elaborando uma nova linguagem que acho que temos experimentado pouco no Brasil. É um filme que mistura três gêneros: comédia, thriller e drama”, diz Ramos ao falar do grande potencial dessa produção ousada que busca uma linguagem nova para o cinema nacional.

Taís Araújo evidenciou toda a representatividade envolvida nessa história e de como o filme debate temas como meritocracia e racismo, “Eu acho que é uma provocação para quem não está acostumado a ver e entra no consultório e vê uma médica ou médico negro. Eu acho que também serve para construir um imaginário que já existe, existem muitos médicos e médicas negra”.

Lázaro Ramos termina o painel dizendo que enxerga esse filme ganhando espaço entre o público geek do país, “Ele tem essa pretensão de inaugurar um estilo no nosso país. E quem sabe uma revista em quadrinhos?”

Medida Provisória tem previsão de estreia nos cinemas no primeiro semestre de 2021.

Otávio Renault
Nascido em São Joaquim da Barra interior de São Paulo, sou um escritor, cineasta e autor na Cine Mundo, um cinéfilo fã de Spielberg e Guillermo del Toro, viciado em séries, leitor de quadrinhos/mangás e entusiasta de animações.